dicas de escrita

Dicas para escritores de romances e histórias

26 de fevereiro de 2019 0 Comments

Você já se sentiu frustrado durante algum projeto que você começou muito animado e de repente se deparou com o bloqueio criativo?

O que fazer para continuar a escrever?

A escrita criativa geralmente o ocorre de forma “livre”, é importante ter algumas formas de melhorar a sua produtividade e dar um chega pra lá no bloqueio criativo. Seja para escrever histórias, projetos, posts ou qualquer que seja a sua intenção nesse momento, essas dicas podem te ajudar.

dicas de escrita

Diga adeus ao corretor ortográfico 

Sim, por mais que o corretor ajude em alguns momentos, também pode te atrapalhar e alterar palavras enquanto você escreve. Além disso, o corretor tende a sublinhar palavras que ele entende como errada, mesmo que tenha sido escrita corretamente ou seja um nome próprio. O que pode te desconcentrar durante um sprint de escrita.

Escrever primeiro, editar depois.

Quando paramos para ficar apagando e editando o texto além de atrapalhar a produtividade, acabamos julgando nosso trabalho e ideias colocadas no documento de texto até então. Julgar o seu texto da abertura ao bloqueio criativo e à comparação com os trabalhos de outros escritores. A escrita deve ser livre, sem amarras ou julgamentos. Escreva livremente todas as ideias para aquele capítulo ou trecho, deixe para reler e editar algumas horas depois ou no dia seguinte quando sua mente estiver mais tranquila.

Faça sprints de escrita


Essa dica vai te ajudar a escrever mais. Os sprints de escritas são momentos os quais você se desliga de tudo e apenas escreve. Você pode programar um cronometro ou despertador para escrever durante 1 ou 2 horas por dia e ir aumentando o tempo conforme a sua rotina. Ou até mesmo ir adaptando, por exemplo, ter 3 sprints de 1 hora sendo um de manhã, um a tarde e outro à noite. Se você é um iniciante na escrita, comece com 10 minutos e vá mudando conforme se sentir melhor. Depois pode ir adaptando a sua forma de escrever ou tempo disponível durante o dia.

Leia, leia muito

Ler outras estórias pode clarear sua mente, principalmente se você não sabe por onde começar. Assim você tem ideias de como começar e pode ter referências legais de início.

Escreva o que vier na sua mente

Você não vai escrever um livro de primeira e tá tudo bem. Uma boa forma de começar, é escrever pequenos contos, poemas e até mesmo fanfics de outras obras que você goste. Grandes escritores começaram do zero. Alguns deles como a Bel Rodrigues, escreveram as famosas fan fictions, pois é uma boa forma de treino. Essas estórias podem te ajudar na criação de personagens, cenas e narrativa dos ‘fatos’.

Deixe a pesquisa para depois

Desligue a internet do seu celular, tablet ou computador enquanto escreve, a internet nos distrai facilmente. As vezes começamos buscando uma palavra específica e terminamos em sites aleatórios ou em vídeos de gatinhos. Com isso, lá se vai a produtividade e as ideias que estavam programadas para serem escritas. Escreva primeiro, se precisar pesquisar algo coloque marcadores e comentários ao longo do texto para lembrar do que pesquisar e incluir depois.

Desafie-se

Se você está no início, uma boa forma de se encorajar é participar de grupos de escrita. Assim você encontra pessoas que também estão aprendendo e que podem dividir conhecimentos. Outra ideia é usar plataformas como Wattpad e Widbook onde você pode publicar suas histórias e receber um feedback dos leitores dos sites.

Tem alguma dica? Conta aí nos comentários. Compartilha com os amigos as dicas para ajudá-los a escrever melhor.

ohmykiss

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS