Clannad

Resenha: Clannad e Clannad – After Story

Esse é um daqueles animes de chorar litros. Clannad vem de uma light novel (jogo) que foi adaptada para anime pela Kyoto Animation que foi responsável por Hibike! Euphonium e outros animes de sucesso. Ou seja, certeza que o anime é de qualidade. O anime tem 2 temporadas e é voltado ao drama e Slice of Life (situações do cotidiano). Além disso tem alguns episódios em mundos “paralelos”. Além de um pouco da história deixei os trailers das 2 temporadas. PS: ambos estão com áudio em japonês e legendas em inglês.

Leia também em animes:

Amizades e Música Clássica em Hibike! Euphonium

Clannad

Na primeira temporada conhecemos os personagens Nagisa Furukawa e Tomoya Okazaki. O Tomoya, tem problemas com o pai desde a infância após a morte de sua mãe. Seu pai em depressão começou a beber e machucou o garoto fazendo o mesmo perder o movimento do braço. O que fez Tomoya desistir do time de basquete pois o movimento do seu braço ficou bem limitado.

Já a Nagisa ficou afastada da escola por 2 anos por causa de sua doença. Seu sonho era abrir o clube de teatro, apesar de não ter nenhuma experiência ou conhecimento sobre o assunto.

Sem nada para fazer Tomoya a ajuda e no meio do caminho encontramos outros personagens como a Fuko, irmã mais nova de uma ex professora. O que acontece é que a garota está em coma e sonha em ajudar sua irmã e ver a mesma se casar. Sendo assim basicamente os que os meninos vem é o “fantasma” da garota. Sem saber disso, eles a ajudam a convidar todos do colégio para o casamento de sua irmã. 

Outros personagens do grupo de amigos são a Kotomi Ichinose, a Tomoyo Sakagami, Yukine Miyazawa, as irmãs Kyou Fujibayashi e Ryou Fujibayashi e Youhei Sunohara, o melhor amigo de Tomoya, um dos personagens mais engraçados do anime.

Ainda vemos o sentimento de carinho crescendo entre Nagisa e Tomoya, que a pede em namoro. Principalmente após Tomoya ir morar na casa de Nagisa.

Um detalhe muito presente nas duas temporadas é a música Dango* Daikazoku (Grande Família Dango), presente em varias cenas. Além de ser a música preferida de Nagisa e é a musica de encerramento da primeira temporada.

Dango, dango, dango, dango, dango daikasoku 🎶

 

Clannad After Story

Clannad After Story

Na segunda temporada é mais focada no casal protagonista do que no grupo de amigos. Nesse ponto do anime você vê o avanço no relacionamento deles. Apesar de a Nagisa repetir novamente o último ano do colegial devido sua doença e o Tomoya ter se formado, ele se esforçou arrumando um emprego, saiu da casa dos pais da Nagisa e foi morar sozinho pois queria ter base para morar com ela. O tempo passa, Nagisa se forma e eles se casam.

Após o casamento eles realizam o sonho do primeiro filho. Um detalhe é que a por causa da doença da Nagisa, sua gravidez é de risco. A partir disso se prepara os lencinhos porque você vai precisar.

 

A ser Observado em Clannad

Animação

Os traços são lindos, leves e muito bem feitos. A direção e a parte artística foi caprichada, fazendo até uma lágrima ou o brilho dos olhos dos personagens ser encantador.

Trilha Sonora

A trilha sonora do anime é realmente linda, combinando com a sensibilidade das cenas.

 

Curiosidade: Dango é um doce/bolinho japonês feito de mochiko (farinha de arroz), que é vendido no espeto. O dango pode ter vários sabores e cores, porém o tradicional é de chá verde, podendo ter variações. Os representados no anime são nas cores branco, verde e rosa bem populares no Japão.

No Comments

Leave a Reply