Blogando, Dicas, Todos

Dicas para Escritores de Romances

Mesmo que a escrita criativa seja de certa forma “livre”, é importante ter algumas formas de melhorar a sua escrita e dar um chega pra lá no bloqueio criativo. Seja para escrever histórias, projetos, posts ou qualquer que seja a sua intenção nesse momento, essas dicas podem te ajudar.

De adeus ao corretor ortográfico 


Sim, por mais que o corretor ajude em alguns momentos, também pode te atrapalhar e alterar palavras enquanto você escreve. Além disso, o corretor tende a sublinhar palavras que ele entende como errada, mesmo que tenha sido escrita corretamente o seja um nome próprio. O que pode te desconcentrar durante um sprint de escrita.

Escrever primeiro, editar depois.


Quando paramos para ficar apagando e editando o texto além de atrapalhar a produtividade, acabamos julgando nosso trabalho e ideias colocadas no documento do word até então. Julgar o seu texto da abertura ao bloqueio criativo e à comparação com o texto de outros escritores. A escrita deve ser livre, sem amarras ou julgamentos. Escreva livremente todas as ideias para aquele capítulo ou trecho, deixe para reler e editar horas depois ou no dia seguinte quando sua mente estiver mais tranquila.

Faça sprints de escrita


Essa dica vai te ajudar a escrever mais. Os sprints de escritas são momentos os quais você se desliga de tudo e apenas escreve. Você pode programar um cronometro ou despertador para escrever durante 1 ou 2 horas por dia e ir aumentando o tempo conforme a sua rotina. Ou até mesmo ir adaptando, por exemplo, ter 3 sprints de 1 hora sendo um de manhã, um a tarde e outro à noite. Se você é um iniciante na escrita, comece com 10 minutos e vá mudando conforme se sentir melhor. Depois pode ir adaptando a sua forma de escrever ou tempo disponível durante o dia.

Leia também em Dicas: Apps para Produtividade

Dicas para Melhorar sua Escrita

Leia, leia muito


Ler outras estórias pode clarear sua mente, principalmente se você não sabe por onde começar. Assim você tem ideias de como começar e pode ter referências legais de início.

Escreva o que vier na sua mente


Você não vai escrever um livro de primeira e tá tudo bem. Uma boa forma de começar, é escrever pequenos contos, poemas e até mesmo fanfics de outras obras que você goste. Grandes escritores começaram do zero, alguns deles como a Bel Rodrigues, escreveram as famosas fan fictions, pois é uma boa forma de treino. Essas estórias podem te ajudar na criação de personagens, cenas e narrativa dos ‘fatos’.

Deixe para pesquisar depois


Desligue a internet do seu celular, tablet ou computador enquanto escreve, a internet nos distrai facilmente. As vezes começamos buscando uma palavra específica e terminamos em sites aleatórios ou em vídeos de gatinhos. Com isso, lá se vai a produtividade e as ideias que estavam programadas para serem escritas. Escreva primeiro, se precisar pesquisar algo coloque marcadores e comentários ao longo do texto para lembrar do que pesquisar e incluir depois.

Desafie-se


Se você está no início, uma boa forma de se encorajar é participar de grupos de escrita, assim você encontra pessoas que também estão aprendendo e que podem dividir conhecimentos. Outra ideia é usar plataformas como Wattpad e Widbook onde você pode publicar suas histórias e receber um feedback dos leitores dos sites.

9 Comments

  1. Alane sá

    11 de janeiro de 2019 at 6:17 PM

    Adorei esse post,dicas maravilhosas

    1. Kiss

      11 de janeiro de 2019 at 7:05 PM

      Que bom que gostou Alane.

  2. Melissa Kemmer

    11 de janeiro de 2019 at 10:56 PM

    Dicas super válidas, amei cada uma delas!

  3. Mulher Virtuosa By Vany

    12 de janeiro de 2019 at 10:58 AM

    Gostei das dicas! Com certeza, um norte para quem escreve romances!

  4. Silvania

    12 de janeiro de 2019 at 4:27 PM

    Dicas maravilhosas para quem ama esse mundo da escrita

Leave a Reply