Manual Definitivo: Tenha um blog profissional

Gostaria de ter um blog tão profissional quanto as blogueiras famosas?Vem comigo que eu vou te ajudar a ter um blog profissional sem precisar investir rios de dinheiro. E o melhor, em pouco tempo.

Nome para o seu blog/negócio

O nome é a porta de entrada do seu negócio, geralmente os que carregam o seu nome podem dar força à sua marca. Mas isso não é uma regra. Sendo assim o nome pode estar relacionado ao seu serviço ou produto, passar os valores da sua empresa ou pode ser criado por você. Importante: um nome fácil de memorizar pode ser mais efetivo do que um nome muito longo ou em outro idioma. Mas claro que não é uma regra a ser seguida à risca.

Leia mais no CK: 10 Layouts para WordPress

Plataforma

Atualmente as plataformas para blog mais usadas são o WordPress, Wix, Tumblr e Blogger. Eu usava o Blogger e mudei para o WordPress.com e logo após para o WordPress.org porque senti maior liberdade nessa plataforma, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. É importante avaliar qual plataforma você consegue se adaptar melhor.

Domínio

Para um negócio profissional é importante que o seu blog tenha um domínio próprio, seja ele .com ou .com.br . De inicio você pode começar como “meublogx.blogspot.com” ou “meublogx.wordprees.com” podendo mudar mais tarde. Porém alguns sites como Hostinger tem a área onde você pode pesquisar se o nome do domínio está disponível para que ninguém tome posse do nome do seu negócio.

Hospedagem

Tão importante quanto o domínio é a hospedagem. Ele suporta o tráfego do seu blog, armazena as informações do site e é nele que você vai dar vida ao seu blog. Algumas empresas de hospedagem já possuem a plataforma do WordPress para criação do seu site ou blog. O que facilita muito pois em poucos minutos você consegue configurar o seu blog. Eu uso a mesma empresa em que comprei esse domínio.

Leia mais no GI: Sitemap: porque o seu site precisa dele?

Layout

Ele é o cartão de visitas do seu blog, o tema/layout deve ter haver com a sua personalidade e do seu negócio. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Busque uma interface simples e de fácil visualização para facilitar a navegação dos visitantes. Sites como Creative Market e Themes Forest você encontra temas pagos. Já no Just Free Themes os temas são gratuitos além de muito bonitos e responsivos. Outra coisa a se atentar é se o layout do seu blog é responsivo. Pois isso melhora a experiência do seu leitor em plataformas como smartphones e tablets.

Conteúdo

O conteúdo é tão importante quanto a aparência do blog. É interessante que seu conteúdo esteja dividido em blocos para não ficar visualmente cansativo. Se o seu post está sem nenhum tipo de divisão, apenas um bloco de texto, seu leitor vai sair correndo. Então separe os assuntos com subtítulos assim melhora o SEO (Otimização pra Mecanismos de Busca) do seu post e ainda deixa a leitura do texto mais rápida e dinâmica. Nesse post do Viver de Blog você terá mais informações sobre SEO.

Divulgação e redes sociais

Mesmo com as mudanças de algoritmos nas redes sociais não podemos deixar de divulgar o conteúdo para que nossos leitores saibam das novidades. E para que novos leitores encontrem o conteúdo mais rapidamente. Use as redes sociais para gerar curiosidade sobre o conteúdo.

Fotos

Seja para o blog ou para as redes sociais elas são importantes e deixam a primeira impressão do que você quer passar. O Canva é um site gratuito em que você cria fotos lindas para o seu blog. Então, capricha nas fotos para gerar a curiosidade e fazer seu leitor correr para o seu blog.

blogueira iniciante

Tem alguma dúvida ou sugestão? Comenta aqui em baixo e vamos nos ajudar!

XOXO
signature

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.

Sign up with your email address to receive news and updates!

Previous
Fanfics: porque elas podem te ajudar a escrever melhor?
Manual Definitivo: Tenha um blog profissional

error: Content is protected !!